Sobre

Secretaria Municipal de Assistência Social


Carta de serviço desta secretaria

  • ATENDIEMNTO DE URGENCIA EMERGENCIA
    • Serviço de atendimentos das demandas de Urgência e Emergência

       Unidade de saúde básica destinada à prestação de atendimento integral à saúde não programada nas especialidades básicas,. A assistência médica permanente e prestada por médico especialista ou generalista.  Atender pacientes que estejam em estado de Urgência ou Emergência. São pessoas que correm risco eminente de vida, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações.


      Forma de atendimento. Presencial


      Endereço:
      UNIDADE MISTA DE , Nº 741- CENTRO


      E-mail:
      smssantoantoniodojacinto@gmail.com


      Horário de Atendimento:
       24 hs


      Legislação: SUS

       

  • CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS
    • Apresentação

      O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. Atende o indivíduo e a família que se encontra em situação de vulnerabilidade social com ações de prevenção por meio de mobilização, atendimento, orientação e acompanhamento.

      Objetivo

      -Fortalecer a convivência com a família e com a comunidade;

      -Viabilizar acesso do usuário aos serviços.

       

       Serviços oferecidos pelo CRAS

       

      Público Alvo

      • Pessoas em situação de vulnerabilidade social;

      Documentos:

      -Comprovante de residência atualizado;

      -Certidão de Nascimento;

      -Carteira de Identidade;

      -Cartão do programa Bolsa Família;

       

      Horário de atendimento: De 7h às 11h e de 13h às 17h

      Telefone: (33)98817-6035

      Rua Beira Rio nº186

       

      Prazo:

      O prazo para resposta ao cidadão é de 30 dias dependendo dos serviços solicitados.

  • PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
    • Apresentação

      O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, reforçando o acesso à educação, saúde e assistência social.

      Objetivo

      -Combater a fome e incentivar a segurança alimentar e nutricional;

      -Promover o acesso das famílias carentes à rede de serviços públicos como educação e saúde;

      -Apoiar o desenvolvimento de famílias pobres e em situação de extrema pobreza;

      -Combate a pobreza e desigualdade;

      -União dos diversos órgãos públicos para auxiliar famílias pobres a superarem essa condição.

      Público Alvo

      • De acordo com as novas regras, para ser habilitada a família deve ter renda de até R$218,00 por pessoa e estar com seu Cadastro Único atualizado por pelo menos 24 meses.

       

      Documentos Obrigatórios Para Requerer O Benefício

      • Documento com foto do responsável familiar
      • apresentar documentos de todos os membros da família
      • CPF
      • Carteira de identidade
      • Carteira de trabalho
      • Título de eleitor
      • Comprovante de endereço que pode ser água ou luz
      • Certidão de nascimento ou casamento

       

       

      Horário de atendimento: De 8h às 12h e de 14h às 17h

      Telefone: (33)99821-7182

      Atendimentos realizados na Secretaria de Assistência Social

      Endereço: Rua Coronel Orozimbo nº85

      Prazo:

      Conforme disponibilidade do sistema e demanda do CRAS

       

      Observações:

      A inscrição no Cadastro Único não garante a entrada imediata no Programa Bolsa Família. A seleção das famílias é feita por um sistema informatizado do Governo Federal, a partir dos dados que você informa ao entrevistador, durante seu cadastramento, baseado nas regras do programa.

  • PROGRAMA CRIANÇA FELIZ
    • Apresentação

      O Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância no período compreendido entre 0 a 6 anos, facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

      Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.

      Objetivo

      -Orientar e apoiar as gestantes e famílias desde a preparação para o nascimento da criança, colaborando no exercício da parentalidade;

      - Fortalecer o papel das famílias em relação ao cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;

      -Identificação de situações vivenciadas da família; 

      -Fortalecimento de vínculos afetivos entre mãe e o bebê. 

      Público Alvo

      Crianças de

      -0 a 3 anos

      -Gestantes

      -Até 6 anos (BPC)

      Documentos Obrigatórios

      -CPF

      -Número do NIS

      -Cartão da gestante (gestantes)

      Forma De Atendimento

      O atendimento para este serviço é realizado no CRAS e nas visitas domiciliares pelos visitadores.

      Telefone: (33)98817-6035

      Atendimento realizado no CRAS

      Rua Beira Rio nº186

      Prazo:

      O prazo para resposta ao cidadão depende da disponibilidade do sistema pois a nossa pactuação é para 100 atendimentos e inclusão no sistema (crianças e gestantes).

  • SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS-SCFV
    • Apresentação

      É um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que atende o indivíduo e família que se encontra em situação de vulnerabilidade social por meio de ações de prevenção, atendimento, orientação e acompanhamento.

      Objetivo

      -Prevenir situação de exclusão e risco social;

      -Fortalecer vínculos familiares e comunitários;

      -Ofertar atividades de convivência e socialização conforme o ciclo de vida.

       

      Público Alvo

      • Crianças e/ou adolescentes entre 3 e 17 anos de idade;
      • Jovens de 18 a 29 anos
      • Adultos de 30 a 59 anos
      • Pessoas Idosas- acima de 60 anos

       

      Documentos  necessários para inscrição:

      -Para a inscrição é necessário levar os documentos DE TODOS OS MORADORES DA CASA;

      -Comprovante de residência atualizado;

      -Certidão de Nascimento;

      -Carteira de Identidade;

      -Cartão do programa Bolsa Família se tiver;

       

      Horário de atendimento: De 8h às 11h e de 13h às 17h

      Telefone: (33)98817-6035

      Atendimento realizado no CRAS

      Rua Beira Rio nº186

      Prazo:

      O prazo para resposta ao cidadão é de 30 dias dependendo dos serviços solicitados.

  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF)
    • Apresentação

      O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) é referência do CRAS. O PAIF tem a função de fortalecer as relações da família através de ações protetivas promovendo benefícios sociais e materiais aos seus usuários, para que a família ou a comunidade não se distancie. A promoção da qualidade de vida e a garantia dos direitos às pessoas é a principal tarefa do PAIF. As ações desenvolvidas pelo PAIF podem ser individuais ou coletivas, de caráter preventivo, protetivo e proativo.

      Objetivo

      -Fortalecer a função protetiva das famílias;

      -Prevenir a ruptura de seus vínculos;

      - Promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida;

      -Promover acesso aos demais serviços setoriais.

      Público Alvo

      • Pessoa com deficiência que vivencia situação de vulnerabilidade e risco social;
      • Pessoa idosa que vivencia situação de vulnerabilidade e risco social;
      • Famílias com crianças e adolescentes em situação de descumprimento de •condicionalidade da saúde e/ou educação.
      • Famílias em situação de vulnerabilidade social em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros;
      • Famílias em situação de insegurança alimentar.

       

      Documentos necessários para inscrição:

      Para a inscrição é necessário levar os documentos DE TODOS OS MORADORES DA CASA

      Comprovante de residência atualizado;

      Certidão de Nascimento;

      Carteira de Identidade;

      Cartão do programa Bolsa Família se tiver

       Telefone: (33)98817-6035

      Atendimento realizado no CRAS

      Rua Beira Rio nº186

      Prazo:

      O prazo para resposta ao cidadão é de 30 dias dependendo dos serviços solicitados.